A pintura líquida é uma das maneiras mais utilizadas para preservar os equipamentos de corrosão, e é um produto recomendado em várias aplicações de muitos setores, como indústrias siderúrgicas, petrolíferas, etc.
Como um importante benefício que pode ser destacado, a pintura líquida possui uma série de características que devem ser consideradas, como a praticidade para aplicação e manutenção da peça que receberá a pintura, o que pode ser visto como uma excelente relação de custo-benefício ao setor industrial. A pintura líquida também é aplicada em materiais metálicos com o objetivo de melhorar a resistência do equipamento à corrosão por meio de alguns processos, como, por exemplo, a galvanização.
A pintura líquida é executada com a utilização de pistolas de pintura convencional por ar comprimido, que são máquinas simples e fáceis de manusear, e isso torna o processo de pintura muito mais prático e dinâmico, economizando tempo. Já a secagem dos materiais normalmente é feita em temperatura ambiente por meio do processo natural de evaporação dos solventes, ou por reação de tintas de dois componentes, ou, ainda, caso seja necessário, pode ser feita em uma estufa por meio da ação do calor radiado.
Alguns dos pontos positivos da pintura líquida, são: